Autocuidado e a relação de amor próprio.

Por Carla Genaro

Autocuidado significa cuidar de si mesmo. Quando se fala em ter hábitos de autocuidado, fala-se em estar atento às próprias necessidades e buscar desenvolver hábitos que visam o próprio bem-estar.

Diante disso, quero te fazer algumas perguntas: o quanto de autocuidado você tem aplicado em sua vida? Você tem dedicado o seu tempo a você mesmo? A sua saúde física e mental?

Autocuidado é buscar todas as necessidades que o seu corpo e sua mente exigem de você. É aperfeiçoar cada dia mais o seu estilo de vida, é evitar hábitos maléficos a sua saúde física e mental, é adotar medidas de prevenção a doenças, e claro, evitar situações de risco.

Essas são ações que visam à melhoria da sua qualidade de vida. Essas, são atitudes de autocuidado.

Se você está pensando que ter autocuidado é o mesmo que estar bem o tempo todo, você está errado. Autocuidado é abrigar-se dos confortos e desconfortos que a vida traz, é ver quais são as causas desses confortos e desconfortos, e escolher agir ou não, de forma positiva sobre elas.

 Alguns hábitos de autocuidado:

 Hábitos não são adquiridos e consolidados em nosso cotidiano da noite para o dia. Mas, ter a consciência de que são hábitos importantes para o nosso bem-estar já é o começo de uma transformação. Para te ajudar a começar a ter hábitos de autocuidado, listei aqui alguns que podem ser essenciais para a sua vida:

1 – Desenvolva o autocuidado com exercícios físicos

Se você não possui o hábito de praticar exercícios físicos, essa pode ser uma excelente hora para dar início a um novo hábito. Praticar exercícios favorece o sono, o apetite, além de permitir que você tenha um bom funcionamento dos intestinos. A concentração também é melhorada e você consegue manter o equilíbrio e a coordenação motora com maior facilidade. Outro ponto positivo em praticar exercícios físicos está em manter o peso ideal, combater a depressão e o estresse. Quer uma dica? Comece com caminhadas diárias, elas são extremamente recomendadas para quem inicia essa mudança. Se for preciso, contrate um profissional da área para receber orientações sobre quais exercícios físicos são os mais indicados para você.

2 – Autocuidado é ter uma vida social

Ao prezar pela vida social você também está exercendo habilidades de autocuidado. E porquê? Isso acontece por que você está se divertindo e trocando informações com outras pessoas. Além disso, você com certeza estará rindo, estará feliz e nesse momento estará distante de alguns dos problemas que afetam seus pensamentos. Lembre-se sempre de se lembrar que o autocuidado é para o corpo e a mente, por isso, divirta-se e tenha uma vida social ativa. Procure fazer programas que te agradem e com pessoas que lhe fazem bem. Ter momentos de alegria com pessoas queridas é algo que contribui muito com o bem-estar.

3 – Aprenda a dizer NÃO para desenvolver o autocuidado

Nem sempre a melhor opção é dizer SIM. Quando se sentir estafado, cansado e esgotado, permita-se dizer NÃO! Um exemplo simples é dentro do seu trabalho.

Se o seu chefe não o deixar respirar, e estiver exigindo cada vez mais de você, pense em uma forma de ter um período sabático, ou simplesmente em ter o seu momento para cuidar da sua saúde mental, acredite, isso é extremamente importante para a sua saúde. Contudo, se nenhuma dessas opções forem o que ideal, procure não fazer o trabalho dos seus colegas, faça aquilo que compete a sua pessoa. Lembre-se, ajudar as pessoas é desempenhar um ato singular, mas a sua saúde vem em primeiro lugar!

4 – Autocuidado com bons hábitos de higiene

Você deve saber para que servem os hábitos de higiene, não é mesmo? Contudo, é sempre bom insistir que banhos diários, escovação dos dentes ao acordar e após as refeições (sem se esquecer do uso do fio dental!) são medidas que podem preservar a sua saúde por muito mais tempo.  Além disso, lavar as mãos antes das refeições e após usar o banheiro também são medidas de autocuidado que podem fazer uma diferença enorme para sua saúde.

Sempre que puder, tome um banho relaxante, sem pressa. Isso também é uma forma agradável e gostosa de cuidar de si mesmo. E para fazer parte desse momento use o sabonete Mink! Nada como a sensação de chegar em casa e tomar banho com cheirinho de capim-limão 😊 😍

 

Fonte: Portal IBC Coaching.