Aromacologia, sabe do que é capaz um óleo essencial?

Por Mariana Nascimento

Aromacologia® é um termo criado para descrever o conceito desenvolvido para o estudo das inter-relações entre psicologia e tecnologia de fragrâncias.

Os povos antigos já conheciam a partir da própria experiência aquilo que hoje em dia a ciência comprova: os aromas são capazes de atuar sobre nossas sensações e emoções.

aromacologia é a ciência que estuda os efeitos psicológicos e fisiológicos dos aromas, e afirma que o olfato está diretamente ligado às emoções, o que explica a influência dos cheiros sobre o humor, o comportamento e até mesmo sobre a interação humana. A aromacologia nos fornece informações valiosas sobre como utilizar os cheiros a favor do nosso bem-estar.

Como os aromas nos influenciam?

Os nervos olfativos terminam numa região do cérebro que não usa o mesmo tipo de lógica dos nossos centros do intelecto. Embora os odores formem um tipo de sistema de comunicação, não podem constituir uma linguagem, pois funcionam por associações e imagens e não são analíticos. Esta área é chamada de sistema límbico.

O sistema límbico envolve uma área do nosso cérebro relacionada com a nossa memória e os instintos mais primários de sobrevivência que herdamos do reino animal como: fome, sede, sexo, defesa.

Os cheiros agem justamente nesta área, estimulando reações comportamentais positivas ou negativas, podendo com isso auxiliar a trabalhar traumas, distúrbios de personalidade e alterações comportamentais.

A palavra “essência” foi escolhida pelos antigos alquimistas para designar aquilo que eles acreditavam ser a “alma” ou “essência espiritual” da planta. Eles acreditavam que o óleo essencial destilado fosse uma parte etérea-física desta alma e que concentrasse fortemente a memória e energia daquele ser vegetal. Seria como se fosse possível ter um elemento intermediário entre o plano sutil e o denso, e este elemento seria o cheiro, neste caso das plantas o seu óleo essencial.

Eles não estavam tão errados. Cada planta ao longo do seu processo evolutivo foi criando e desenvolvendo um cheiro particular, só seu, de acordo com as experiências que ia vivendo. Vemos isso nos quimiotipos (raças químicas dos óleos essenciais). De acordo com o meio ambiente ao seu redor, a planta desenvolve uma química nova em seu corpo que acaba expressando de maneira energética e aromática o que podemos chamar de “espelho da alma”. Bem, os animais e nós seres humanos fazemos isso também. Note isso quando você entra num processo de tensão e o cheiro de seu corpo se altera. Esta relação de mudança de cheiro e estado de espírito é o que denominamos de “espelho da alma” e o cheiro passa assim a ser “reflexo do espírito”.

O óleo essencial de Capim-Limão.

O capim-limão (Cymbopogon citratus) utilizado no sabonete Mink, também conhecido como Lemongrass (Cymbopogon flexuosus), é originário da Índia. Tem como princípio ativo o citral, responsável pela vasodilatação e pelo agente antifúngico. Além disso, esse óleo é sedativo, bactericida, analgésico, antiviral, anti-inflamatório, diurético e ainda aumenta as defesas imunológicas do organismo, agindo também como repelente de insetos.

É indicado para cansaço físico, mental e falta de concentração. Ajuda a ter mais criatividade, clareza mental e intuição, dando clareza e discernimento.

É antidepressivo, bom para insônia, libera raiva e emoções contidas. Indicado para pessoas hiperativas e crianças que têm medo, como de escuro, por exemplo, pois acalma a mente agitada.

O óleo essencial de Capim-Limão faz um excelente trabalho no Chackra Laríngeo (localizado na altura da garganta), ajudando a falar o que está contido e, por isso, é indicado principalmente às pessoas que não conseguem se expressar, têm dificuldade em dizer “não” e vivem “engolindo sapos”. Já quando usado no Chackra Frontal (localizado na área da testa), auxilia na intuição, sendo excelente para práticas de meditação.

Já pensou em usar um sabonete com todos esses PODERES?

A Mink tem!

 

 

Fontes: http://laszlo.ind.br/default.asp?pagina=aromacologia; https://www.personare.com.br/capim-limao-o-oleo-da-intuicao-m5555